icon

Tem dúvidas? Ligue:  

(84) 99867-0693
Teachers
Paula Mitsuyo Yamasaki Sakaguti
Prof.ª Dr.ª
Cursando o pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná. Com Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná/UFPR, linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Especialização em Pesquisa Educacional, Didática do Ensino Superior, Magistério da Educação Básica/Educação Especial, Altas Habilidades/Superdotação. Pedagoga. Atuou na Educação Básica (regência de classe anos iniciais e sala de recursos, orientação educacional, capacitação de professores da rede estadual, curso de magistério. Membro da diretoria do Conselho Brasileiro para Superdotação - ConBraSD - biênios 2007/2008, 2009/2010, 2013/2014. Atuou no ensino superior na docência, pesquisa e coordenação do curso de licenciatura em Educação Especial/EaD no Centro Universitário Internacional UNINTER. Membro da Comissão Técnica do ConBraSD nos biênios 2015-2016, 2018-2019. Pesquisa temas relacionados à Educação Especial, Altas Habilidades/Superdotação. Atualmente participa como pesquisadora do Laboratório de Políticas, Pesquisas e Práticas Educacionais em Altas Habilidades/.Superdotação (LAPEAHS). Presta serviços em cursos de pós-graduação no Centro Universitário UniBagozzi e na Pós-Graduação CENSUPEG.
Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação-Mestrado e Doutorado - 2013 - 2017 Universidade Federal do Paraná
Título: AS INTERAÇÕES FAMILIARES NO DESENVOLVIMENTO AFETIVOEMOCIONAL DO INDIVÍDUO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: A QUESTÃO DO ASSINCRONISMO HELGA LOOS. Coorientador: ANGELA MÁGDA RODRIGUES VIRGOLIM. Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação; Desenvolvimento Afetivo-Emocional; Assincronismo; Sistema Teórico da Afetividade Ampliada.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Educação - 2008 - 2010 Universidade Federal do Paraná
Título: CONCEPÇÕES DE PAIS SOBRE AS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DOS FILHOS INSERIDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO,Ano de Obtenção: 2010
MARIA AUGUSTA BOLSANELLO.Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação; sala de recursos; Educação Especial.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Educação Especial-Altas Habilidades/Superdotação - 2005 - 2006 Faculdade Padre João Bagozzi
Título: Cluster como estatégia para desenvolvimento do talento
Orientador: Marlene Lins

Especialização em Magistério da Educação Básica/Educação Especial - 1999 - 1999 Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão

Especialização em Didática do Ensino Superior - 1991 - 1991 Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Especialização em Pesquisa Educacional - 1986 - 1986 Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduação em Pedagogia - 1981 - 1983 Fundação Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel

PÓS-DOUTORADO - 2020 Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

SAKAGUTI, P. . Altas Habilidades/Superdotação e família: resiliência e criatividade. Revista Sudamericana de Educación, Universidad y Sociedad , v. 1, p. 60-81, 2021.

SAKAGUTI, P. Y. ; BOLSANELLO, M. A. . Filhos com altas habilidades/superdotação: sentimentos, dificuldades e expectativas dos pais. REVISTA BRASILEIRA DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO , v. 1, p. 78-86, 2013.

LIMA, D. M. M. P. ; SAKAGUTI, P. M. Y. . CLUSTER COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO TALENTO. Ideacción (Valladolid. Internet) , v. 28, p. 01-11, 2008.

COSTA, M. T. A. ; JUSTINO, M. N. ; SAKAGUTI, P. . Tecnologias educacionais e complexidade: atendimento educacional especializado aos alunos superdotados. In: Maria Célia da Silva Gonçalves; Bruna Guzman de Jesus. (Org.). Educação Contemporânea. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2022, v. , p. 67-72.

NEGRINI, T. ; SAKAGUTI, P. . O enriquecimento para estudantes com altas habilidades/superdotação: estratégia para a inclusão. In: Regina de Paula Nunes; Flávia Roldan Viana; Katiene Symone de Brito Pessoa da Silva; Maria de Jesus Gonçalves. (Org.). Educação inclusiva : conjuntura, síntese e perspectivas. 1ed.Marília: ABPEE, 2021, v. , p. 133-144.

SILVA, G. T. F. ; SAKAGUTI, P. Y. . Professor da Educação Especial Inclusiva: refletindo o itinerário de sua formação. In: MACHADO, D. P.; CORDEIRO, G. R.; INOCÊNCIO, K. C. M.. (Org.). Formação de professores em diferentes cenários. Vozes da Pedagogia, v.3. 1ed.CURITIBA: Editora Dialética e Realidade, 2020, v. 3, p. 135-154.

NAUROSKI, E. A. ; SAKAGUTI, P. M. Y. . FAMÍLIA E ESCOLA NAS DINÂMICAS RELACIONAIS DA PESSOA COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. In: Lázara Cristina da Silva; Cinval Filho dos Reis; Wender Faleiro da Silva. (Org.). Educação especial e inclusão educacional: evidências e esmaecimentos na formação dos professores. 1ed.Uberlândia: Navegando, 2019, v. , p. 105-114.

SAKAGUTI, P. M. Y. ; INOCÊNCIO, K. C. M. . Tecnologia Assistiva e Estratégias Inclusivas. In: Sônia de Fátima Radvanskei. Cláudia Sebastiana Rosa da Silva.. (Org.). Vozes da Pedagogia II. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 2, p. 101-118.

SAKAGUTI, P. M. Y. ; SILVEIRA, F. R. C. ; POLCHLOPEK, S. A. . GRANDES PODERES E GRANDES RESPONSABILIDADES: LÍNGUA INGLESA E QUADRINHOS PARA ALUNOS COM PERFIL ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DA REDE PÚBLICA. In: ANDRESSA BRAWERMAN-ALBINI; MARCIA REGINA BECKER; MARIA LÚCIA DE CASTRO GOMES. (Org.). PESQUISA NA LICENCIATURA EM LETRAS: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O PROFESSO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 1ed.CAMPINAS: PONTES EDITORES, 2018, v. 2, p. 257-277.

SAKAGUTI, P. M. Y. ; BOLSANELLO, M. A. . A Família e o Aluno com Altas Habilidades/Superdotação. In: Laura Ceretta Moreira; Tania Stoltz.. (Org.). Altas Habilidades/Superdotação, Talento, Dotação e Educação. 1ed.Curitiba: Juruá, 2012, v. 1, p. 221-235.

SAKAGUTI, P. M. Y. ; MACHADO, D. P. . Aumenta o número de alunos da Educação Especial matriculados em escolas regulares. Namídia News, https://namidia.news/variedade, 23 maio 2018.

SAKAGUTI, P. M. Y. ; MACHADO, D. P. . Aumenta o número de alunos da Educação Especial matriculados em escolas regulares. AMAZONAS NOTÍCIAS, AM, 22 maio 2018.

SAKAGUTI, P. M. Y. ; MACHADO, D. P. . Aumenta o número de alunos da Educação Especial matriculados. AMO CURITIBA, PR, 22 maio 2018.

SAKAGUTI, P. M. Y. . CURSO CAPACITA PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL. BEM PARANÁ, PR, 21 maio 2018.

SAKAGUTI, P. . Centro Universitário oferta graduação para ensino de alunos da Educação Especial. JORNAL MEU PARANÁ, PR, 17 maio 2018.

SAKAGUTI, P. M. Y. . Centro Universitário oferta graduação para ensino de alunos da Educação Especial. NOTICIA DA HORA, RO, 17 maio 2018.

SAKAGUTI, P. . PAPEL DA FAMÍLIA E O ASSINCRONISMO NAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. In: IX Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2021, São Carlos - remoto. IX Congresso Brasileiro de Educação Especial 2021 - Online, 2021. p. 01-11.

santos, s. a. ; SAKAGUTI, P. M. Y. . Inclusão escolar e os transtornos globais do desenvolvimento. In: XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, 2019, Curitiba. Anais XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, 2019.

HOTZ, E. R. T. ; SILVA, M. A. ; ISHI, M. C. M. ; SAKAGUTI, P. M. Y. . Mentorial: grupo de pais como espaço alternativo ao acolhimento, debate e informação às famílias de crianças com altas habilidades/superdotação. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD, 2018. ANAIS DO VIII ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD, 2018. p. 353-358.

SAKAGUTI, P. M. Y. ; VIRGOLIM, A. M. R. . Revisitando o conceito de assincronismo: o espaço da 'família superdotada'. In: VIII Encontro Nacional do Conbrasd; III Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, 2018, Campo Grande. Anais do VIII Encontro Nacional do Conbrasd, III Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação. Campo Grande: Biblioteca da Universidade Católica Dom Bosco - CDD: 371.9063, 2018. p. 193-198.

SAKAGUTI, P. M. Y. ; LOOS-SANTANA, H. ; VIRGOLIM, A. M. R. . Criatividade e suas relações com resiliência na família superdotada. In: II Congresso Internacional de Criatividade e Inovação, 2017, Campinas. II Congresso Internacional de Criatividade e Inovação: Trabalhos Completos, 2017. p. 562-572.

SAKAGUTI, P. M. Y. ; PALUDO, K. I. ; LOOS-SANTANA, H. . ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO CONTEXTO FAMILIAR: INFLUÊNCIA DOS PAIS NA FORMAÇÃO DO SUJEITO. In: VII Seminário Internacional de Educação de Pinhais, 2017, Pinhais. VII Seminário Internacional de Educação de Pinhais, 2017. v. 2. p. 150-161.

COSTA, M. T. A. ; JUSTINO, M. N. ; SAKAGUTI, P. M. Y. . TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. In: XII EDUCERE, 2015, CURITIBA. Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). Curitiba: PUCPRess - Editora Universitária Champagnat, 2015. p. 21724-21732.

SAKAGUTI, P. M. Y. ; COSTA, M. T. A. ; ELIAS, A. K. . Transdisciplinaridade e enriquecimento curricular no atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação. In: Educere, 2015, Curitiba. Educere - XII Congresso Nacional de Educação. Curitiba: PUCPRess, 2015. p. 31202-31211.

SAKAGUTI, P. M. Y. ; SANTOS, A. L. R. . O jogo de RPG na sala de recursos para altas habilidades/superdotação: a aventura de imaginar novas realidades. In: I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, 2010, Curitiba. I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, IV Encontro Nacional do Conbrasd, IV Seminário de Altas Habilidades/Superdotação, 2010.

STOLTZ, T. ; PISKE, F. H. R. ; SAKAGUTI, P. M. Y. . A inclusão de alunos superdotados e seu desenvolvimento socioemocional. In: I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, 2010, Curitiba. I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, IV Encontro Nacional do Conbrasd, IV Seminário de Altas Habilidades/Superdotação, 2010.

FRANKE, M. C. ; SAKAGUTI, P. M. Y. ; SILVA, V. C. ; MOREIRA, L. C ; BOLSANELLO, M. A. . É superdotado e agora? A importância de uma intervenção curricular adequada.. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial. IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2008, São Carlos. Anais do III Congresso Brasileiro de Educãção Especial. IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2008.

SAKAGUTI, P. M. Y. . Educação especial inclusiva: pensando a formação do professor. In: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectiva, 2017, São Leopoldo. Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectiva, 2017.

MOTA, S. M. ; SANTOS, A. L. R. ; SAKAGUTI, P. M. Y. . RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE PRODUÇÃO TEXTUAL E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. In: I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, 2010, Curitiba. I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, IV Encontro Nacional do Conbrasd, IV Seminário de Altas Habilidades/Superdotação, 2010.

SAKAGUTI, P. ; COSTA, M. T. A. ; PALUDO, K. . TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. In: VII Encontro Nacional do CONBRASD, 2016, BONITO. 7 ENCONTRO NACIONAL DO CONSELHO BRASILEIRO PARA SUPERDOTAÇÃO, 2016. p. 166.

BOLSANELLO, M. A. ; SAKAGUTI, P. M. Y. . Superdotação. In: XXI Semana de Ensino Pesquisa e Extensão e IV Semana de Pedagogia, 2008, Curitiba. XXXI Semana de Ensino e Pesquisa e Extensão e IV Semana de Pedagogia, 2008.

SAKAGUTI, P. M. Y. ; MATOS, D. ; GRABASKI, M. E. . Sala de recursos para altas habilidades/superdotação. In: VI Congresso Iberoamericano Superdotacion Talento Y Creatividad, 2006, Mar del Plata. VI Congresso Iberoamericano Superdotacion Talento Y Creatividad, 2006.

HOTZ, E. R. T. ; DELOU, C. M. C. ; SAKAGUTI, P. ; MOREIRA, L. C. . Mesa Redonda 'Estudantes com superdotação: dos direitos ao atendimento educacional'. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

SAKAGUTI, P. ; OLIVEIRA, G. F. ; LIMA, C. L. O. N. ; MIRANDA, K. P. S. ; BARBOSA, S. M. ; KOCHAKI, E. F. . APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS POR GT - GT EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

SAKAGUTI, P. . GT EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

SAKAGUTI, P. ; MACHADO, D. P. . Desafios para uma nova educação inclusiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

SAKAGUTI, P. M. Y. ; SANTANA, H. L. ; VIRGOLIM, A. M. R. . Criatividade e suas relações com resiliência na família superdotada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

SAKAGUTI, P. M. Y. . Assincronismo e Altas Habilidades/Superdotaçãop. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

ASSIS, L. L. ; DOMINSCHEK, D. L. ; SAKAGUTI, P. . O PIBID PEDAGOGIA E A NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO: O APOIO DE UMA FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO FORMATIVO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

SAKAGUTI, P. M. Y. . NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

SAKAGUTI, P. M. Y. . EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: PENSANDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

PALUDO, K. I. ; LOOS-SANTANA, H. ; SAKAGUTI, P. M. Y. . O adolescente com altas habilidades/superdotação: atenção ao aspecto emocional para seu pleno desenvolviemtno. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

PALUDO, K. I. ; SAKAGUTI, P. M. Y. . O adolescente com altas habilidades/superdotação: desmistificando crenças para um desenvolvimento saudável do ser. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

COSTA, M. T. A. ; ELIAS, A. K. ; SAKAGUTI, P. M. Y. . Transdisciplinaridade e Enriquecimento Curricular no Atendimento ao Aluno com Altas Habilidades/Superdotação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

COSTA, M. T. A. ; SAKAGUTI, P. M. Y. ; JUSTINO, M. N. . Tecnologias Educacionais e Complexidade: Atendimento Educacional Especializado aos Alunos Superdotados. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

SAKAGUTI, P. M. Y. ; SANTOS, W. M. ; MATSUDA, F. G. . Reflexões preliminares das altas habilidades/superdotação sob o prisma da análise do comportamento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

SAKAGUTI, P. M. Y. . A família e o aluno com altas habilidades/superdotação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

SAKAGUTI, P. M. Y. . Altas Habilidades/Superdotação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

SAKAGUTI, P. M. Y. ; BOLSANELLO, M. A. . Papel da família e rede de apoios nas altas habilidades/superdotação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

ANTUNES, C. C. ; SAKAGUTI, P. M. Y. . Desfazendo os mitos em relação aos alunos com altas habilidades/superdotação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

PAULA, E. P. ; SAKAGUTI, P. M. Y. . Crianças e Adolescentes de Altas Habilidades ou Superdotados - o que fazer?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

SAKAGUTI, P. M. Y. . Altas Habilidades/Superdotação: por uma educação inclusiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

SAKAGUTI, P. M. Y. . Criatividade na Escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

André Luis Ribas dos Santos ; SAKAGUTI, P. M. Y. . O labor pedagógico no atendimento educacional especializado: caminhos e atalhos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

HOTZ, E. R. T. ; SAKAGUTI, P. M. Y. . Grupo de Discussão Orientada: Atendimento aos Pais de Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

CARNEIRO, Paulo. ; SAKAGUTI, P. M. Y. . Web-Show: Relato de Experiência com alunos superdotados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

SAKAGUTI, P. M. Y. ; BOLSANELLO, M. A. . Concepções de pais sobre o atendimento educacional recebido pelos filhos superdotados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

SAKAGUTI, P. M. Y. ; BOLSANELLO, M. A. . Sentimentos, dificuldades e expectativas dos pais em relação aos filhos superdotados inseridos em atendimento educacional especializado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

SALVADOR, A. P. V. ; WEBER, L. N. D. ; SOMBRIO, F. ; MACHADO, M. L. M. ; PIERDONÁ, P. C. A. H. ; ALBUQUERQUE, P. L. ; SAKAGUTI, P. M. Y. . Estilos parentais: comparação entre famílias de crianças e adolescentes com e sem altas habilidades. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

SAKAGUTI, P. M. Y. ; BOLSANELLO, M. A. . Concepções de pais sobre o atendimento educacional recebido pelos filhos superdotados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

CARNEIRO, Paulo. ; SAKAGUTI, P. M. Y. . Web-Show: relato de experiência com alunos superdotados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

SAKAGUTI, P. M. Y. . Os agrupamentos por interesse. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

SAKAGUTI, P. M. Y. ; BOLSANELLO, M. A. . O papel do professor na aprendizagem do superdotado: relato de experiência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

SAKAGUTI, P. M. Y. ; LIMA, D. M. M. P. ; WEBER, L. N. D. ; BOLSANELLO, M. A. . Concepções de mães de crianças com Altas Habilidades/Superdotação sobre processos educativos familiares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

SAKAGUTI, P. M. Y. ; MATOS, D. . Cluster como estratégia para o desenvolvimento do talento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

FRANKE, M. C. ; SAKAGUTI, P. M. Y. ; SILVA, V. C. ; MOREIRA, L. C ; BOLSANELLO, M. A. . É superdotado e agora? A importância de uma intervenção curricular adequada.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

LIMA, D. M. M. P. ; SAKAGUTI, P. M. Y. ; MATOS, M. E. . A construção de projetos pedagógicos de enriquecimento curricular sob a perspective de J. Renzulli. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

INOCÊNCIO, K. C. M. ; SAKAGUTI, P. . O papel da escola, da família e da sociedade no desenvolvimento da criança com deficiência. Curitiba, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

SAKAGUTI, P. M. Y. ; BOLSANELLO, M. A. . Filhos com Altas Habilidades/Superdotação: sentimentos, dificuldades e expectativas dos pais. Revista Brasileira de Altas Habilidades/Superdotação, 2013 (Capítulo de Revista).

GOSCH, A. C. ; GOSCH, F. C. ; GOSCH, G. C. ; SAKAGUTI, P. M. Y. . Cinza, as duas faces da vida. CURITIBA, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.